Cirurgia Bucomaxilofacial

A Cirurgia Bucomaxilofacial é a especialidade da área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilar e face.

O cirurgião bucomaxilofacial é um profissional essencial dentro de qualquer hospital e seu pronto socorro. Trabalha em hospitais como parte do seu corpo clínico realizando pequenas e grandes cirurgias, que quando necessárias, são realizadas nos centros cirúrgicos.

Os cirurgiões bucomaxilofaciais tratam de pacientes que apresentam problemas, como dores faciais ou de ATM (Articulação Temporo-Mandibular), pacientes que sofrem de apnéia obstrutiva do sono e ronco, dentes retidos que não nasceram e a má posição entre os maxilares. Tratam também das vítimas de acidentes que sofreram traumas faciais, através de cirurgias reconstrutivas dos maxilares e implantes dentários, bem como pacientes com tumores e cistos dos maxilares, melhorando as condições funcionais e estéticas de toda a área maxilo-mandibular e seus anexos.

Para se tornar um Cirurgião Bucomaxilofacial é necessário estudar 5 anos de um programa da Faculdade de Odontologia, depois realizar uma Residência Cirúrgica Hospitalar. Este treinamento requer um tempo mínimo de 3 anos e aprovação pelo Conselho Federal de Odontologia.

Com condições especializadas e conhecimentos na área do controle da dor, o cirurgião oral e maxilofacial é capaz de prover cuidados de qualidade, com um máximo de conforto e segurança no hospital, ambulatório ou na clínica particular.

Indicações

  • Distúrbios de desenvolvimento e deformidades dentofaciais.
  • Anormalidade no crescimento dos ossos faciais;
  • Tumores e cistos maxilares;
  • Fraturas faciais decorrentes de quedas e acidentes;

TIPOS DE CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

SISOS

Os terceiros molares, também conhecidos como sisos, são os últimos dentes a nascerem e muitas vezes, não encontram espaço suficiente na boca para se acomodarem. A falta de espaço pode causar alguns problemas, tais como: apinhamento de outros dentes, gengivite, inflamação, dentre outros. Por isso, a retirada é indicada o procedimento de extração irá depender de cada paciente.

DENTE INCLUSO

O dente incluso é aquele que não consegue nascer adequadamente, não conseguindo chegar ao seu lugar correto na arcada dentária. Devido à dificuldade de higienização e agrupamento com outros dentes, é comum que ele cause outros problemas, com cáries, e em casos mais graves, até tumores e abcessos. Por isso é recomendada a extração do dente incluso, que também é uma especialidade da cirurgia bucomaxilar.

ENXERTO ÓSSEO

A cirurgia de enxerto ósseo é realizada quando existe o desgaste ósseo do dente que necessita de implante dentário. Devido à estrutura fragilizada do osso, é recomendado realizar esse fortalecimento da estrutura antes da implantação. Essa cirurgia é realizada em consultório sob anestesia local.

CISTOS

A cirurgia bucomaxilofacial também atua na retirada de cistos, abcessos e tumores maxilares, que podem originar de traumas, lesões, infecções ou genética. O tipo de cirurgia irá variar dependendo da idade e gravidade da lesão, que serão determinados pelo cirurgião bucomaxilofacial.

DTM

Comprometimento e dor nas articulações e músculos ao redor da mandíbula podem indicar uma disfunção. Existem diversos tratamentos para DTM, incluindo fisioterapia e mudança de hábitos. Em casos mais grave, cirurgias para correção são realizadas.

TRAUMAS FACIAIS

Os traumas faciais podem acontecer em decorrência de diversos acidentes, como quedas, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, dentre outras situações que podem causar lesões, lacerações e rupturas. Em cada caso, é necessário realizar exames radiológicos para classificação das fraturas e indicação do tratamento adequado, podendo ser ou não, cirúrgico.